• Entrar/Login
  • Criar uma conta
  • Informações

Reciclagem em restaurantes

Estima-se que um simples restaurante pode gerar mais de 900 kg de resíduos por semana sendo muitos desses resíduos material descartável. Se este fato é alarmante para si, talvez seja hora de considerar como o seu estabelecimento pode reciclar todo este desperdício. Caso pense que os passos para se tornar num restaurante eco-friendly são demorados e caros, ficaria surpreso com o quanto fácil é e quanto dinheiro pode economizar. Siga as ideias do programa de reciclagem abaixo para posicionar o seu restaurante em numa direção mais verde e amiga do ambiente.

Que materiais o seu restaurante pode reciclar?

Antes de iniciar o programa de reciclagem do seu restaurante, descubra que materiais o serviço de recolha de lixo local fornece e como eles precisam ser separados. Depois de descobrir o que pode ser reciclado, fale com os seus funcionários e instrua-os para que eles saibam como descartar adequadamente os materiais recicláveis. Além disso, certifique-se de enfatizar aos seus funcionários a importância de enxaguar os recipientes antes de deita-los nas suas respectivas caixas de reciclagem. Qualquer partícula de comida deixada nos itens reciclados pode contaminar e arruinar o lote de reciclagem, por isso é melhor limpá-los antes de serem recolhidos.

Os recicláveis mais aceitos são feitos de alumínio, aço, papel e papelão. Produtos plásticos, como garrafas, potes e jarras também podem ser reciclados, mas sacos plásticos ou itens feitos de isopor não são coletados com frequência por serviços de reciclagem, pois podem ser difíceis de reciclar/transformar em material novo. Embora os itens de vidro possam ser reciclados, é importante verificar se eles podem ser classificados por cor.

Como Reciclar o Desperdício Alimentar

Os resíduos alimentares dos restaurantes podem ser decompostos em resíduos de pré-consumo e pós-consumo. O desperdício de alimentos de pré-consumo inclui qualquer coisa deitada fora antes que a comida seja servida aos clientes, como comida estragada que não foi usada, subprodutos do processo de preparação ou a embalagem de ingredientes. O lixo alimentar inclui os restos de comida que os clientes deixam. Antes de tomar qualquer medida na reciclagem de resíduos pré e pós-consumo, é importante realizar uma auditoria de desperdício de alimentos no seu restaurante para identificar o tipo e o volume de alimentos descartados.

Embora o desperdício de alimentos possa não parecer imediatamente prejudicial ao meio ambiente, a decomposição de frutas e vegetais emite gás metano, que é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Isso é especialmente alarmante, considerando que 40% de todos os alimentos na União Europeia não são consumidos. Em vez de deixar a comida do seu restaurante se acumular em um aterro sanitário, considere uma das muitas maneiras pelas quais ela pode ser reciclada:

Reciclagem de Resíduos de Alimentos para Pré-Consumidores

Evite encomendar produtos em excesso: mesmo que o fornecedor ofereça um desconto especial no qual você possa obter mais produtos por um preço menor, não o faça, a menos que o seu restaurante realmente precise. Dessaa forma, irá evitar que o excesso de produtos se estrague antes de ser usado.

Encomende produtos a grosso com um prazo de validade maior: a encomenda de produtos com maior vida útil em grandes quantidades exige menos embalagens, gerando menos desperdício.

Usar etiquetas com o dia da semana: adicione as etiquetas aos produtos depois de comprá-los ou prepará-los, para que possa identificar quando eles estejam perto da data de vencimento. Além disso, vire os produtos próximos de expirarem para a frente do frigorifico para que eles sejam usados em primeiro lugar.

Faça uso de todas as partes de seus ingredientes: caules de frutas e vegetais são muitas vezes considerados inúteis e são deitados fora. Em vez de deitar essas partes para o lixo, use-os para temperar sopas e molhos ou como enfeite de pratos. Muitas partes de animais também são deitadas fora, embora possam ser usadas como stock ou pratos como Porchetta e Mocotó.

Doe para uma boa causa: se você ainda tiver muito stock de um produto, procure doar as sobras para um banco de alimentos ou sem abrigo.

Reciclagem de Resíduos de Alimentos para Pós-Consumidores

Ofereça aos clientes taparueres para takeaway: Sabia que os clientes em média deixam para trás cerca de 17% das suas refeições? Em vez de deitar os restos no lixo, entregue uma caixa/taparuer com a comida aos clientes. Certifique-se de encomendar caixas/taparueres recicláveis e com os tamanhos minimos necessários ao transporta da comida, assim irá ajudar o meio ambiente na redução dos resíduos criados a partir dos recipientes.

Comece a compostagem: Este é um método de reciclagem que transforma materiais orgânicos, como cascas de ovos e ossos de animais em adubo rico em nutrientes. Para começar a compostagem, tudo o que precisa é de uma lixeira areada para os seus materiais compostáveis e uma área onde o novo adubo possa ser protegido das intempéries. Se não tiver espaço para o seu próprio composto, verifique o serviço de recolha de lixo da sua cidade se eles oferecem algum serviço de remoção de compostagem que possa ser acionado quando necessário.

Etapas Adicionais Eco-Friendly

Como mencionado acima, é extremamente difícil reciclar o isopor. Mesmo depois de 500 anos, caixas de isopor e copos que não são reciclados ainda estarão no nosso planeta porque o material não pode ser penetrado pela luz, que é fundamental no processo de decomposição. No entanto, existem muitas outras opções de recipientes descartáveis que são ecologicamente corretos e recicláveis, como copos plásticos e talheres biodegradáveis, louças renováveis e recipientes de takeaway de papel compostável. Não se esqueça de envolver os colaboradores no seu programa de reciclagem através da instalação de uma estação de reciclagem, lixeira ou lata na área habitual de descarte de lixo.

Se decidir usar todas ou apenas uma dessas opções de programa de reciclagem, estará dando um passo enorme na criação de um ambiente mais limpo. Quando se trata de desperdício no seu restaurante, lembre-se sempre do velho ditado: reduzir, reutilizar e reciclar!

DE VOLTA AO TOPO